Rondônia, sexta-feira, 25 de julho de 2014
 
 

Rios transbordam em Pimenta Bueno, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes (RO) | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Rios transbordam em Pimenta Bueno, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes (RO)
17/3/2010 - 12:52 - ( Meio-Ambiente )
 
Enchentes castigam novamente diversos municípios de Rondônia. Agora, além de Pimenta Bueno, Cacoal e Ji-Paraná, parte de Ariquemes sofre com a cheia do rio Jamarí.

O excesso de chuva nas bacias hidrográficas de Rondônia proporciona neste mês de março a subida drástica do nível dos rios no interior. Os rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno voltaram a transbordar em Pimenta Bueno inundado inúmeras residências e estabelecimentos comerciais. Desde o inicio do ano, essa já é a quarta vez em que a régua da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas) ultrapassa a cota de alerta que é de 5,35 metros. Atualmente, a régua marca 7,52 metros em Pimenta Bueno.

Já em Ji-Paraná, o rio Machado, que há 32 dias está acima da cota de alerta para enchentes - que é de 9,78 metros - alcançou na manhã desta quarta-feira, 10,72 metros, também em outra régua da ANA. A situação é preocupante, pois várias famílias, que já sofreram com a enchente registrada em fevereiro voltaram a ser castigadas novamente; Algumas já saíram de suas casas conscientes de que o rio irá subir ainda mais. No Distrito de Riozinho, em Cacoal, o excesso de água na calha do Machado mantém o córrego que corta a região muito cheio, também provocando alagamentos.

 
Mas a maior elevação dos rios ocorreu no centro-norte rondoniense. O nível do rio Jamarí, em Ariquemes, saltou de 6,29 metros para 8,58 metros em 24 horas, também segundo a ANA. Diversas propriedades rurais estão totalmente alagadas e alguns estabelecimentos comerciais que ficam às margens do rio desapareceram. Estradas vicinais também foram tomadas pelas águas, onde o tráfego da população rural está comprometido.
 
A enchente no rio Jamarí veio a calhar após muita chuva registrada no final de semana na região de Governador Jorge Teixeira, onde o mesmo se forma. Cerca de 200 famílias ribeirinhas estão sendo afetadas pela enchente.
Em todo o Estado de Rondônia, desde o inicio do ano, as enchentes e/ou chuvas já afetaram 115 mil pessoas, sendo mais de 15 mil que ficaram desabrigadas ou desalojadas (foram para casas de amigos e/ou parentes).
 

 
 
(Fotos: Tiago Abatti - Ronie Romão - Arnaldo Martins)
 
TEXTO: Daniel Panobianco
 
 
Fonte : ImagemNews.com    Autor : De olho no tempo

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : [email protected]
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia