Rondônia, quarta-feira, 23 de julho de 2014
 
 

Com 7,71 metros, enchente deixa centenas de desabrigados em Pimenta Bueno (RO) | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Com 7,71 metros, enchente deixa centenas de desabrigados em Pimenta Bueno (RO)
14/2/2010 - 06:52 - ( Meio-Ambiente )
 
 
Fotos: Rafaela Del Negri /PB Urgente 
A cidade de Pimenta Bueno, no sul de Rondônia, passa por uma situação dramática após o registro oficial do maior nível de um rio dentro do município. A estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas), que já havia registrado o recorde desde que a mesma foi aberta na década de 80, com 7,67 metros, subiu ainda mais ao final da tarde atingindo 7,71 metros.

Pelo menos 500 famílias estão desabrigadas apenas na área urbana, mas o número não é oficial. O Corpo de Bombeiros da cidade trabalhou por mais de 48 horas ininterruptas em meio a muita correria com a população aflita saindo de suas casas e a contagem parcial dá conta de que esta é a maior enchente em termos pessoas afetadas; No geral, pode passar de 5 mil o número de pessoas atingidas direta ou indiretamente pela enchente do rio Barão de Melgaço. Famílias inteiras estão alojadas em creches, escolas e outros prédios públicos à espera de ajuda que agora é mais do que bem vinda é necessária.

Foto: Rafaela Del Negri /PB UrgenteA enchente em Pimenta Bueno foi causada por dois fatores; Primeiro, a chuva intermitente que caiu na região de Vilhena, onde nasce o rio Barão de Melgaço. E segundo, entre esse trajeto de Vilhena até Pimenta Bueno existem duas PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), que apesar de as empresas administradoras terem negado a abertura de comportas, sabe-se que o nível dos reservatórios subiu vertinosamente, obrigando as mesmas a dar vazão ao grande volume d´água.

Por regra e percurso natural, toda a água armazenada nas duas hidrelétricas escoou rio abaixo atingindo em menos de 12 horas a cidade de Pimenta Bueno.

Na madrugada deste sábado voltou a chover com força na região de Ji-Paraná e um novo canal de umidade se fortaleceu em Mato Grosso. Apesar da previsão de chuvas em forma de pancadas, o acumulado, que neste momento é o que mais interessa às autoridades, deve ser novamente bastante significativo na região, apesar de a vazão do rio Machado ter aumentado em Ji-Paraná, o que permite uma descida mais rápida no nível do Melgaço em Pimenta Bueno. Um possível repiquete, ainda dentro do prazo de 96 horas não está descartado mediante a previsão de chuvas na região.
 
Daniel Panobianco
 
 
Dados: ANA - Corpo de Bombeiros
Fotos: Rafaela Del Negri - Arnaldo Martins/PB Urgente
 
 
Fonte : Imagemnews.com.br    Autor : De Olho no Tempo

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : [email protected]
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia