Rondônia, sexta-feira, 25 de julho de 2014
 
 

Polícia Militar realiza formatura geral para homenagear Tiradentes | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Polícia Militar realiza formatura geral para homenagear Tiradentes
20/4/2012 - 16:00 - ( Cotidiano )


A Polícia Militar do Estado de Rondônia realizou hoje, 20, às 8 horas, formatura geral em frente ao pátio do Quartel do Comando Geral em Porto Velho, para homenagear seu patrono Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Foram entregues portarias de promoção “post mortem”, lidas promoção de oficiais e praças, compromisso ao primeiro posto, aposição de um corbelha de flores no Memorial dos policiais militares mortos em serviço e entregues Medalhas e Diplomas Amigos da PM.


A solenidade contou com a presença do governador Confucio Moura, presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, Comandantes de Unidades Militares, polícias Federal e Rodoviária Federal  e representantes dos demais poderes do estado e do município.


Govenador

O dia 21 de abril é de grande motivo para se comemorar, pois nos faz puxar à memória a história daqueles que deram a vida pela liberdade do País, uma conquista que não tem preço. É patrimônio. A definição foi feita pelo governador Confúcio Moura nesta sexta-feira (20) ao presidir a solenidade de formatura alusiva a 21 de abril, Dia de Tiradentes (alferes Joaquim José da Silva Xavier), patrono das Polícias Militares do Brasil.

 Para o governador, 21 de abril consiste em um momento de reflexão do que a história nos ensinou sobre os brasileiros, liderados por Tiradentes, que ofereceram suas vidas pelo sonho da liberdade do País. Ele citou que se o ex-presidente Tancredo de Almeida Neves fosse vivo e alguém o perguntasse o que é mais importante para um povo, ele diria que é a liberdade de se expressar e de ir vir.


Secretário

Na oportunidade, o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) Marcelo Nascimento Bessa, agradeceu o empenho da tropa na função de manutenção da ordem pública. “A Polícia Militar de Rondônia desponta como sendo uma das melhores corporações do Brasil. Podemos dizer com toda a segurança, que desde o início desse Governo, não tivemos uma só ação que desabonasse a conduta de nossos profissionais de segurança pública”, disse Bessa.

O secretário destacou ainda que durante a sua gestão, foram realizadas promoções por tempo de serviço, assim como cursos de formação de sargentos, cabos e oficiais. Ressaltando a valorização profissional, com o aumento em dobro da hora extra do serviço policial, indenização paga para o policial que apreender armas de fogo, além da melhora da logística operacional da polícia, com a aquisição de novas viaturas mais adequadas para o serviço operacional e conforto dos policiais. “Na gestão do governador Confúcio Moura, a segurança pública do Estado recebeu avanços nunca vistos nas últimas décadas”, destacou.

 

Comandante Geral

Para o comandante geral da PM, coronel Paulo César de Figueiredo, foi o papel marcante de Tiradentes na história do Brasil que despertou nos brasileiros a vontade de prosperar, não a qualquer custo, mas de forma profícua e perene. “Mesmo assim, os percalços existem, não para nos impedir de caminhar, mas para que continuem nos impulsionando para o correto caminho da retidão moral e da perseverança”.

Ele citou que apesar das dificuldades enfrentadas pela corporação, os policiais saberão dar, no momento oportuno, a resposta à altura do desafio, sem ceder a interesses mesquinhos ou individuais, uma vez que por ser uma corporação, a Polícia Militar, assim como o corpo, só funciona bem com seu conjunto em sintonia harmônica. O coronel agradeceu as manifestações de apoio da sociedade, ressaltando que com calma e colaboração houve avanços na corporação e disse que a solenidade não homenageava apenas Tiradentes, mas todos que anonimamente colaboraram com a PM e seus integrantes. “Esses agradecimentos, tenham certeza, se renovarão a cada geração de novos policiais militares. As reflexões e as ações pautam nossa vida na caserna e a cooperação é a chave para o sucesso”, concluiu, agradecendo ao governador, aos comandados, homenageados, entre outras autoridades, pelo apoio e consideração.


Amigo

A solenidade, disse o coronel PM Cesar não homenageia apenas o Tiradentes, mas também todas as pessoas que anonimamente colaboram com a Polícia Militar e seus integrantes. Nesta data chamamos de amigo, esses amigos ladeados conosco no nobre desejo de construir um mundo melhor, aderiram voluntariamente a causa, sem esperar receber nada em troca.

Aos integrantes de nossa Instituição que com seus gestos e atitudes de extremado profissionalismo, souberam iluminar a Corporação e a vida daqueles que nos cercam com vossos brilhos. A estes bravos heróis os agradecimentos do Comando.

 

Solenidade

Esta foi a sequencia da solenidade da Polícia Militar em Porto Velho, Rondonia. O governador Confucio Moura juntamente com o coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo depositaram uma corbelha de flores no Memorial dos Policiais Militares Mortos em serviço.

Foram lidas as portarias em que o Comandante Geral da Polícia Militar  promoveu “post  mortem”, na Polícia Militar de Rondônia a graduação de subtenente PM o ex-primeiro sargento PM Mauro Robério de Ambrósio, a graduação de cabo a ex-soldado PM Keitia Maria Marques da Silva e a graduação de cabo PM o ex-soldado PM Ronisson Franco de Araujo.  O filho da policial Keitia, Renan Felipe Silva do Amaral, e a esposa do policial Ronisson, Cinya Katiane Loureço, receberam as portarias.

 

Promoção

Foram promovidos na Polícia Militar do Estado de Rondônia ao posto de Coronel PM o tenente coronel PM Pedro Leopoldo Bittencourt, ao posto de tenente coronel PM Combatente, os majores PM Mauro Ronaldo Flores Correa, Sergio Nunes Monteiro e o major Veterinário  Carlos Ronaldo de Araujo. Ao posto de major PM combatente os capitães PM Elcio Aparecido dos Santos e Raimundo Mario Souza Silva e o médico Wagner Gregório.

 

Praças

A graduação de subtenente PM os primeiros sargentos PM Geneci Lemos e Izaias de Oliveira. A graduação de primeiro sargento PM, Jose Aparecido Galhadi, Jair Alves, Antonio Cavalari Borges, Eleandro Amaral do Carmo, Edmilson Aparecido Barbosa da Silva e José Carlos Tavares de Araujo.

A graduação de segundo sargento PM os terceiros sargentos PM Waldir Tavares de Almeida, Evando Damazio Souza, Sidney Marcos Alves de Farias, Adailson Figueiredo Mariz, Oilson José Dahmer, Nilson Jose dos Santos, Eleondas  Sebastião da Silva, Debrando Pinheiro de Souza, Edson Gomes Moreira, Antonio Gomes Moreira, Antonio Pedro Xavier e Francisco Carlos Tolentino.

 

Compromisso ao primeiro posto

Prestaram compromisso de oficial ao primeiro posto, os tenentes Suffi, Soares, Daniel, Nemézio e Igor.


Outorga de Medalhas

Através de decreto assinado pelo governador do Estado, foi entregue a Medalha do Mérito Tiradentes da Polícia Militar ao cabo PM Diogenes Pereira de Sousa, por haver ultrapassado os limites normais do cumprimento do dever legal em ação Policial Militar. A Medalha foi entregue pelo governador e pelo coronel PM Cesar Comandante Geral da Polícia Militar.


Entrega de Medalhas

Foi entregue a Medalha Dedicação Policial Militar por ter completado 35 anos de bons serviços ativos pela dedicação a causa da Corporação ao tenente coronel PM Cláudio Severo da Costa.

Na formatura também foram entregues a Medalha Dedicação Policial Militar aos policiais que completaram 30 anos de bons serviços prestados a causa da Instituição. Coronel PM Antonio Carlos Thomazzoni, capitão PM administrativo Vanderson Darlan Bicalho Barbosa, 1º tenente PM Francisco Fernandes de Sousa e o subtenente PM Edevaldo Celestino da Silva.

E por terem completado 20 anos de serviço ativo pela  dedicação a causa da Corporação.  A coronel PM dentista Maria Selene Chagas Coelho Higashi, major PM Valdemir Carlos de Goes, 2º tenente PM Julio Lima da Silva, subtenentes PM Wilames dos Santos Silva, Celmy Borges da Silva,  1º sargento PM Jairo Batista Ferreira, 3º sargento PM Massese Figueiredo da Silva, cabos PM Yraneide Damasceno de Lucena e cabo PM Manoel de Moraes Barbosa. Portaria também foi assinada concedendo Medalha aos que completaram 10 anos de serviço.

 

Diploma Amigo da PM

Através de portaria do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, o coronel PM Cesar Outorgou o Diploma de Amigo da Polícia Militar, a pessoas e entidades pelos relevantes serviços prestados a Corporação.

 

Receberam o Diploma Amigo da Polícia Militar, criado em 1988 para destacar colaboradores, o funcionário público e radialista, Jonathas Trajano de Oliveira; empresário do ramo de mecânica, José Delvecchi; o coordenador de Apoio à Governadoria, Valdo Alves da Silva; o diretor-geral do DER, Lúcio Antônio Mosquini; médico Luís Eduardo Maiorquim, funcionário público, Belgrano José Cavalcante Alves; professoras do Colégio Tiradentes, Virna Valéria de Paula Ribeiro e Helenice de Oliveira; diretora-pedagógica do Colégio Tiradentes, Marinete Oliveira de Andrade; a chefe de cozinha do Colégio Tiradentes, Lúcia Maria de Souza Pinheiro; o professor de aikidô, PauloTeixeira Batista; biomédico Natanael da Costa arruda; tenentes-coronéis do Exército, Gladstone Themóteo Menezes Brito da Silva e Nilton de Figueiredo Lampert; gerente da empresa Taboca, Nilton Uehara; gerente de segurança patrimonial, Everton Senff; diretora do Cerimonial da Assembléia  Legislativa, Regina Célia de Almeida El Rafihi; diretor de Transporte da ALE,  Josival Rodrigues Silva; diretora de Serviços Gerais da ALE, Geane Socorro Lopes da Silva; chefe de gabinete da ALE, Silvio Rodrigues Persivo; Carlos Alberto Alencar Júnior; funcionária do Detran, Gildete Miranda de Souza Alencar; presidente do Sinsepol, Cícero Evangelista Moreira; diretor da Policlínica Oswaldo Cruz, Kenner Gramado Junqueira e a funcionária pública municipal de Porto Velho, Roseli Davis de Lima. 



Fonte : Imagem News    Autor : Assessoria

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : [email protected]
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia