Rondônia, quinta-feira, 24 de abril de 2014
 
 

Machadinho na expectativa da hidrelétrica de Tabajara | Imagemnews.com.br Agência Imagemnews - Jornal Eletrônico, Notícias de Rondônia e Região Machadinho na expectativa da hidrelétrica de Tabajara
20/1/2012 - 12:33 - ( Economia )

O município que se transforma a cada dia, vive a expectativa do inicio da construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara. A Hidrelétrica de Tabajara, prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) dependia da alteração na área do Parque Nacional dos Campos Amazônicos, criado em 2006. O problema foi resolvido no mês de agosto quando a presidente Dilma publicou uma Medida Provisória no Diário Oficial da União (DOU) alterando os limites de três parques Nacionais na Amazônia.

O Parque Nacional Campos Amazônicos perdeu ao todo, 340 quilômetros quadrados e ganhou outros 1,5 mil quilômetros quadrados, passando a ter uma área aproximada de 961.320 hectares, que abrangem terras do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.

O projeto prevê que a Usina produza 350 megawatts (MW) de potência instalada e capacidade para gerar 192 MW de energia elétrica firme; sistema com operação a fio d´água e nível de operação a 80 metros com 3 turbinas e um reservatório de 128,8 km²..


A Prefeitura de Machadinho D’Oeste tem acompanhado todos estes passos, uma vez que, acredita que esta obras é de suma importância para a economia regional e para o Brasil, criando, inclusive grupo de trabalho para apresentar, mensalmente, relatórios sobre este assunto e já prevendo a compensação financeira/ambiental  em favor da população. “Anexamos também especificações técnicas (preliminares/ES estudos) apresentados na Audiência Pública, como também acreditamos ser possível novas audiências em razão dos fatos novos (licenciamento ambiental IBAMA)”, comenta o Prefeito Marinho da Caerd.

Informações extraoficiais dão conta de que o processo licitatório acontecerá até meados de 2012, já o inicio das obras acontecerão nos primórdios de 2013.

Começa então a retomada do fluxo migratório. Novas construções e novos empreendimentos estão se instalando em Machadinho D’Oeste. Ansiosa por desenvolvimento e geração de milhares de empregos a população sonha com esta obra possibilitará a instalação de indústrias que dependem de energia elétrica firme para o seu funcionamento.
 

Fonte : ImagemNews    Autor : Assessoria Pref. Machadinhos

 
 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

Digite o código ao lado :
Code Image - Please contact webmaster if you have problems seeing this image code Mostrar outro código

 

 
Existem ( 0 ) Comentário(s)

 
 
Nome :

E-mail* :

Cadastrar Remover


Nosso Telefone : (69) 3229-0355 / (69) 8402-4833 E-mail : [email protected]
Endereço: R. Joaquim Nabuco, 2507 sala 16 Bairro: centro Cidade : Porto Velho - Rondônia